Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Inferno - Dan Brown

Os lugares mais
sombrios do Inferno
são reservados àqueles
que se mantiveram neutros
em tempos de crise moral.



Olá, ávidos leitores. Como vão?
Cá estou eu para falar sobre o mais novo livro do Dan Brown: Inferno.

Primeiramente preciso dizer: eu adoro Dan Brown. Já li 5 dos seus 6 livros (a leitura de Ponto de Impacto será feita em breve) e gostei de todos. Sério. O cara é muito bom. Tá certo que muitos encaram a leitura dos livros com um certo guilty pleasure, isto é, a pessoa se prende ao livro, tem prazer ao lê-lo, mas se sente culpado no final por não ter lido "algo melhor". Fala sério... Os livros do Dan não tem como único objetivo entreter, afinal, neles encontramos diversas referências históricas, principalmente sobre os lugares por onde o protagonista passa. Porém, para que se faça um livro como esses é necessário dar uma "mastigada" no conteúdo histórico para que estes se tornem mistérios e, por conseguinte, pistas que vão evoluindo a história. E isso é o legal, cara.

Bom, eu fiquei sabendo logo no início do ano sobre o novo livro do Dan pelo Radar Online, da Veja (veja a pequena nota clicando aqui). Quando a data de lançamento nos EUA foi divulgada, eu já estava de viagem marcada para lá. E a conclusão: eu voltaria ao Brasil 2 dias antes do lançamento. Nossa, como eu sou sortudo. Então me contentei em esperar a versão brasileira mesmo. Comprei o livro numa pequena livraria aqui da minha cidade e paguei o preço sugerido pela editora (R$ 39,90) e valeu muito a pena. O livro é muuuito bonito (não é tão bonita quanto a versão hardcover americana, mas ok). Na capa observamos a expressão dura de Dante Alighieri, uma bela imagem de Florença e todos os pecados capitais escritos. Olha aí:


E por que estes elementos aparecem na capa? Ahh, hora de falar um pouco sobre a história.

Calma, não tem spoiler.

Robert Langdon acorda. Isso não seria nada especial, se não fosse pelo fato de ele acordar num hospital, sobressaltado por um sonho terrível relacionado à peste negra. Não sabe porque está lá. Só se lembra de ter estado em Harvard, onde deu aulas, e mais nada. Há uma jovem médica chamada Sienna Brooks que explica que alguém tentou mata-lo com um tiro na cabeça, e que ele havia chegado ao hospital dizendo "very sorry". Até aí já estaria estranho o suficiente, mas Langdon se levanta e olha pela janela. Aí vem outra surpresa: ele nem nos EUA está mais, e sim em Florença, na Itália. E para piorar as coisas, uma mulher entra no hospital e tenta mata-lo de novo. Por que estão tentando mata-lo? Por que ele está em Florença? O que estes sonhos significam? Por que chegou ao hospital se desculpando? E depois dessa segunda tentativa de alvejar o professor Langdon, a jovem médica o ajuda a sair do local. E a partir deste ponto a investigação do que está acontecendo começa. Muitos mistérios e grandes revelações...

A obra toda é baseada num livro chamado A Divina Comédia (que não é de humor), de Dante Alighieri, onde o autor passa pelo inferno, purgatório e céu. É claro que o livro de Dan tem um maior enfoque no chamado Inferno de Dante que, aliás, foi o responsável pela criação dessa imagem que vêm às nossas mentes quando se diz "inferno". Aquele lugar com tons avermelhados, onde os pecadores ardem em seu fogo, e tudo é comandado por um demônio de chifres. Você sabe do que estou falando.

Outro ponto muito interessante do livro são os dados biográficos sobre Dante Alighieri. Langdon, atrás de pistas, visita lugares incríveis, onde explana sobre as desilusões amorosas, no caso, sobre seu amor não correspondido (algo tão forte que o frustrou até os seus últimos de vida), sobre os problemas políticos que o levaram a ser expulso de Florença, sobre o seu trabalho na construção da obra. Enfim, muito nos informa sobre a vida e obra deste grande poeta do século XIII.

Além disso tudo, há outros assuntos tratados durante a aventura: controle populacional, peste negra, movimento transhumanista, barroco etc. E o final desse livro, minha gente, é inimaginável. Sério. Você fica de boca aberta e solta um Ahn??, e precisa reler pra confirmar se é aquilo mesmo.

Eu, antes de ler este livro, considerava O Código da Vinci o melhor livro do Dan. Mas... O Inferno ultrapassou os limites e agora é o meu preferido. E é por todo o conjunto de aventuras, revelações, emoções e muita história, que dou ao livro a nota 9,5! E por que não 10? Faltou pouco para dar 10 ao livro, mas em algumas partes o Dan enrola demais para chegar ao próximo bloco da história. Mas só isso. Nada mais.

E você, já leu o livro? Ainda não? Então clique aqui e veja a página do livro no site da Editora Arqueiro, que, aliás, fez um excelente trabalho na edição deste livro. Ao clicar, você encontrará onde comprar o livro, outra sinopse, um trecho exclusivo etc. Entra lá.

Uma última informação: o filme sobre o livro já foi confirmado. Tom Hanks interpretará, pela terceira vez, o professor Robert Langdon (espero que seja sem mullets dessa vez). Sienna Brooks será interpretada por Yvonne Strahovski, uma australiana que não tem absolutamente nada a ver com a imagem que fiz, mentalmente, da jovem médica.

E se você chegou até o fim, então siga o blog! É muito fácil. Vá ali no canto superior direito e clique em "Participar deste site". Você só precisa colocar seu login e senha de sua conta Google ou do Twitter ou do Yahoo. É grátis (ah vá) e isso ajuda pra caramba. Obrigado e até a próxima!

Assinado,


ML-2098
(quem ler o livro, vai entender. hahahaha)

Um comentário:

  1. Muito bom... Ainda bem não tem nenhum spoiler, estou ancioso para ler...

    ResponderExcluir