Páginas

domingo, 11 de agosto de 2013

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Eis o problema com as 
coisas vivas: não duram muito. 
Gatinhos num dia, 
gatos velhos no outro. 
E depois ficam só as lembranças.
 E as lembranças desvanecem
e se confundem, viram borrões.


Olá! Eu prometi, eu cumpri. Está aí a primeira resenha deste blog sobre livros.

Então, gente, eu li O Oceano no Fim do Caminho, do Neil Gaiman. Eu li e assisti várias resenhas desse livro e fiquei impressionado: ninguém falou mal dele, o que já me despertou um certo interesse. Então, ouvi dizer que era um livro com uma história infantil, mas voltada aos adultos. Por quê? Porque Neil Gaiman queria despertar a criança de 6, 7, 8 anos que está adormecida neste seu coração de pedra (ah, não é nada pessoal).
Aí vai vir algum cidadão dizer "Ah, mas você tem quinze anos, quase que acaba de sair das fraldas, que criança queres despertar dentro de ti?" E é um bom questionamento. Acontece que esse lado criança inocente, cujos medos e a curiosidade dentro do que lhe é novo estão ativados em potência máxima, estava adormecido em mim, sim. Talvez porque, principalmente nos livros, eu tivesse me dedicado muito às Crônicas de Gelo e Fogo que, se você não é de Marte, sabe que de infantil não tem absolutamente nada. Então, fui eu comprar O Oceano no Fim do Caminho pela internet. O livro é baratinho e com o frete não dava nem R$25. Mas é o seguinte: esperar 8 dias úteis não é para mim, principalmente quando estou ansioso para ler um livro. E então, meu refúgio foi o Kindle. Entrei na Amazon Store e comprei o livro por R$13. Acredita? É muito barato, quase de graça. E está aí:


Comprei o livro e já comecei a lê-lo na hora. Comecei  a tarde e na noite do mesmo dia eu já tinha terminado. Não é que eu seja um ninja para ler, longe disso. É que o livro não é tão longo assim (na versão impressa deve ter algo próximo de 200 páginas) e a história é deliciosa. E é disso que vamos falar agora.

Calma, não tem spoiler nenhum.
A história de passa na cidade de Sussex, Inglaterra. O protagonista da história é um garoto de 7 anos chamado... (Bom, já nesse ponto a explicação merece uma pausa. A maioria dos personagens da história, que já não são muitos, não tem nome. Há apenas três personagens cujos nomes nos são revelados: Lettie Hempstock, Ginnie Hempstock e Ursula Monkton. Os outros são chamados pela profissão, posição familiar etc., como o minerador de opala, o pai, a mãe). Esse garoto mora numa grande casa, com seu pai, mãe e uma irmã mais nova. Eles estão passando por problemas financeiros, então são obrigados a alugar um cômodo da casa. Um dos que alugou esse quarto foi um sul-africano, que era minerador de opalas. Esse cara morre, e a partir daí não posso falar mais nada, pois este é o estopim para que a história progrida, tornando os acontecimentos muito interessantes. Como o próprio Neil Gaiman diz, essa morte foi uma faísca solta perto de dinamites.

Ah, uma pequena observação sobre a narrativa: ela é feita pelo próprio protagonista, mas cerca de 40 anos depois dos acontecimentos, enquanto ele visita a fazenda das Hempstock. Essa fazenda é tipo Las Vegas: tudo que acontece lá, fica lá.

Outro detalhe importantíssimo: em alguns momentos do livro, eu fiquei muito ansioso, e se eu estivesse na cena, a encheria de perguntas, ao contrário do que o protagonista faz. Algumas coisas ele entende que é assim porque é, e fim. Mas é sempre bom lembrar que o narrador tinha 7 anos... Faça um pequeno esforço e se lembre de que hoje você sabe muito mais coisas sobre o cotidiano que, quando você tinha 7 anos, isso não importava, nunca lhe passou pela cabeça perguntar, entender. Compreende o que eu quero dizer? A curiosidade de uma criança de 7 anos pode ser tão grande quanto a de um adulto de 30, mas as perspectivas sobre o mundo dos dois são completamente diferentes. Por isso alguns pontos do livro não são explicados, e até mesmo confusos. Mas é proposital. As coisas são assim porque, simplesmente, são assim.

Se você for mais sensível, se prepare com uma caixa de lenços ao seu lado.

Por todo o conjunto da obra, que envolve o trabalho de Neil Gaiman e sua habilidade ímpar de nos levar a um mundo novo sob uma perspectiva pura e curiosa de uma criança, e nos mostrar o quão tênue é a linha que divide a realidade da imaginação  dou ao livro a nota 9! E por que não 10? Acho que em algumas partes a explicação de alguns acontecimentos seria essencial. É compreensível até o ponto dito acima, onde os fatos não cabem ao entendimento de uma criança, mas Neil Gaiman cria um mundo mágico totalmente novo para ser descrito de desenvolvido em 200 páginas. Não seria novidade para alguém que muitas dúvidas poderiam ficar no ar. Do resto, o livro é fantástico.

E você, já leu? Ainda não? Então clique aqui para ver a página do livro no site da Editora Intrínseca. Lá você encontrará os sites que o estão vendendo, opiniões de outros autores sobre a obra e muito mais. Entra lá.

E se você chegou até o fim, então siga o blog! É muito fácil. Vá ali no canto superior direito e clique em "Participar deste site". Você só precisa colocar seu login e senha de sua conta Google ou do Twitter ou do Yahoo. É grátis (ah vá) e isso ajuda pra caramba. Obrigado e até a próxima!

Um comentário: