Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurra-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado de uma vida caótica e catastrófica."


Exatamente no dia treze de julho deste ano, nos foi revelado que J. K. Rowling, a melhor autora da atualidade, teria um livro publicado desde abril. Mas, como não virou best-seller? Como todos não estavam lendo esse livro? Como não haviam milhões de resenhas e críticas nos blogs e no YouTube? Como as editoras não lotaram sites de venda e revistas com publicidade do livro? Para todas essas perguntas há uma resposta muito simples: Rowling optou por escrever um livro sob um pseudônimo e, mais que isso, se esconder por trás dele durante três meses. Isso, disse ela, por que queria verificar se seus livros eram, de fato, de qualidade ou se vendiam aos milhões apenas por ter seu nome. Obviamente que o Chamado do Cuco não enriqueceu os donos de livrarias (até porque teve uma primeira impressão despretensiosa e sem publicidade), mas nem de longe foi um fracasso editorial, e mesmo sem nunca aparecer, dar entrevistas (até porque não existe), o anônimo Galbraith recebeu uma proposta para que seu livro virasse um filme! Rowling não poderia ficar mais satisfeita ao concluir que sim, ela é fantástica ao escrever (eu já sabia disso).

E então, horas após o anúncio, o ebook de The Cuckoo's Calling ficou em primeiro nas vendas da Amazon e a editora do livro logo botou dezenas de milhares de novas cópias da obra para serem impressas. E veio a pergunta: quem vai publicar aqui no Brasil? A resposta não demorou a vir: a Rocco! Isso deixou muita gente apreensiva, pois esta editora será lembrada eternamente pelas edições terríveis que fez com a série de maior sucesso do globo, Harry Potter. Entretanto, quem apostou em um trabalho porco da Rocco, perdeu. Foram três formatos disponíveis: ebook, brochura e capa dura. Eu tive contato com esses três formatos e posso dizer sem medo de errar: as edições estão impecáveis, lindas. Além do mais, foi ótima a preferência pela capa original britânica, pois a americana é horrível (depois procure no Google). Eu dei preferência à edição em capa dura, veja:



Dadas as devidas apresentações, vamos falar um pouco sobre a história. Como este é um livro policial, não posso dar muitos detalhes sobre o enredo (muitos desses pequenos detalhes podem se tornar grandes spoilers, mesmo que você não tenha lido o livro). Lula Landry, uma super modelo multi-milionária, cai da sacada de seu prédio e morre. A imprensa faz um estardalhaço, e relembra todos os fatos de sua vida, as drogas, os desequilíbrios, as intrigas amorosas. Todos tem sua teoria sobre o que desencadeou a morte de Lula, mas logo todos concluem que foi um suicídio. O caso amorna e todos esquecem.

Três meses depois, nos é apresentada a Robin Ellacot, uma jovem que está radiante com a perspectiva de uma nova vida, afinal, na noite passada seu namorado, Matthew, com quem ela foi morar em Londres, a pediu em casamento; além disso, ela parece confiante para o novo emprego que conseguiu através da Temporary Solutions. Chegando lá, a surpresa: a mandaram para um escritório de um detetive particular... O sonho de criança de Robin sempre foi trabalhar como detetive (mas ser secretária de um parecia igualmente empolgante). O detetive é Cormoran Strike, um cara bem acabado que teve uma parte de sua perna direita decepada durante o período em que serviu no exército, no Afeganistão. Os dois logo se dão bem, porém Robin vai percebendo algumas coisas estranhas em Cormoran, como alguns machucados recentes e uma mala com utensílios domésticos dentro de seu escritório. Sob a perspectiva de Strike, ficamos sabendo que ambos são frutos de uma briga com a noiva, Charlotte, com quem ele morava, o que o obrigou a morar em seu próprio escritório.

Logo no primeiro dia de Robin, ela vai à sala de Strike avisar que havia um cliente na sala de espera. Ele se assusta, afinal, enfrentava uma crise, na qual ele tinha apenas uma cliente (a senhora Hook, que desconfia que seu marido a trai). Por fim, manda que o cliente entre... E depois uma nova surpresa: o homem era bem vestido, polido e rico. Um cliente desses poderia ser a chave para todos os problemas financeiros de Cormoran. E adivinha quem era o cliente? John Bristow, irmão da falecida Lula Landry; e talvez pareça improvável e até um pouco forçado que um rico vá contratar os serviços de um detetive decadente, mas é típico da Rowling colocar esses pequenos absurdos, que depois são bem justificados. Acontece que Strike, quando pequeno, foi muito amigo do irmão de John, Charlie Bristow, que morreu num acidente numa pedreira, ainda criança. John diz que escolheu Strike como detetive em memória de Charlie. Ele, John, está desesperado, pois acredita, mesmo depois de um quarto de ano de unanimidade na imprensa, que sua irmã, na verdade, não cometeu suicídio, mas sim que fora atirada da janela. No início, Cormoran fica assustado em pegar um caso dessas dimensões, ainda mais quando há um consenso de que Lula se suicidou, acreditando que seria tomado como um explorador de um rico desesperado. Entretanto, com muita insistência de John, Strike resolve aceitar o caso.

Lula foi adotada pela família Bristow, cujo patriarca era o Sir Alec Bristow, casado com a Lady Yvette. Por ser estéril, Alec teve que adotar todos os filhos. Após a morte de Charlie, o irmão de Alec, Tony Bristow, foi ferrenhamente contra a adoção de Lula, mas mesmo assim o fizeram. Depois de famosa, Lula ela passou a morar em um luxoso prédio de apenas três andares. Ela morava no terceiro e o primeiro era do famoso produtor de cinema Freddie Bestigui e sua esposa, Tansy Bestigui. O segundo andar estava vazio, esperando pela chegada do famoso rapper Deeby Macc. Sabe-se também que ela procurou sobre suas origens, chegando a manter contato com sua mãe biológica, que também morava em Londres. Entretanto, sua vontade maior sempre foi de achar o pai.

Num determinado momento, no fim da semana de trabalho de Robin (que é uma peça importantíssima na história), eles decidem por manter o contrato e ela seguir como sua secretária.

O livro é muito interessante pelo seguinte: como toda investigação, a base de tudo é a observação e os interrogatórios. Eu diria que pelo menos metade do livro é apenas de Strike interrogando as pessoas envoltas no caso de Lula, como os vizinhos, os policiais que atenderam a ocorrência, as amigas, os familiares... E até antes das últimas 90 páginas, tudo está uma tremenda confusão, por um motivo muito simples: o narrador nos dá apenas o diálogo entre Strike e o entrevistado, mas não dá as conclusões que ele tira. Então, a cada entrevista, salvo algumas exceções, algo de novo é acrescentado. Mas o porque de ele ter dado ênfase àquele pequeno detalhe,porque ele disse 'aquilo', você saberá apenas nos 47 do segundo tempo. Isso me incomodou um pouco no início, onde o livro apenas joga um monte informações e fatos, mas sem qualquer organização. Mas então compreendi que no fim, ele remontaria todo o caso de cabo a rabo e explicaria suas conclusões, tintim por tintim.

No desfecho da história, onde tudo nos é revelado, eu fechei o livro e bati com ele na minha testa. Apesar de eu já ter ouvido alguns spoilers, a conclusão não deixou de ser emocionante, pois a revelação em si já é muito bacana, mas o que interessa não é uma simples afirmação. O grande barato é você ver todos aqueles fatos, antes zanzando desordenadamente pela sua cabeça, sendo peças importantes para a montagem do quebra-cabeça.

Se você se interessar pelo livro, pode clicar aqui e visitar a incrível página que a Editora Rocco fez em seu próprio site exclusivamente para O Chamado do Cuco. Sobre o filme, nada é confirmado ainda, e todas as afirmações são construídas no pretérito imperfeito (ou seja, só há especulações sobre quando o filme começará a ser produzido). E, para melhorar, a Rowling já confirmou que está escrevendo um outro livro, com uma nova investigação de Cormoran Strike. Melhor impossível. Estaremos atentos.

E se você chegou até o fim, siga o blog! É muito fácil. Vá ali no canto superior direito e clique em "Participar deste site". Você só precisa colocar seu login e senha de sua conta Google ou do Twitter ou do Yahoo. Isso ajuda muito o blog a crescer. Obrigado e até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito bom... Claro, da Rowling, só pode vir coisa boa... Ela foi igual a uma fênix, morreu por um tempo, mas renasceu, com estilo, das cinzas...

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro, é muuuito bom, ele te prende desde as primeiras paginas, e entao voce nao consegue mais parar de ler , até saber como a historia termina. recomendo!

    ResponderExcluir