Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Psicose - Robert Bloch

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"


Olá!!! Hoje vamos falar um pouco sobre o livro Psicose, do Robert Bloch. Esta obra é muito famosa, mas ainda mais famoso é o filme baseado no livro. Eu aposto que você já viu essa cena:


A cena acima é do filme Psycho (Psicose), dirigido pelo Alfred Hitchcock. Eu confesso que, apesar de já ter visto as imagens dessa cena inúmeras vezes, nunca tinha me interessado por assistir o filme, e muito menos por ler o livro, afinal, não os conhecia. Estas famosas imagens desta longa-metragem do Hitchcock são, na maioria das vezes, mostradas fora de contexto. Por isso, não fazia ideia do que se tratava. Até que um dia, durante um vôo, um dos filmes disponíveis no avião era o "Hitchcock", que conta como este diretor produziu seu mais famoso filme, que foi o Psicose. Um filme sobre a produção de um filme baseado em um livro. É muito interessante. Mostra como Hitchcock, mesmo desacreditado pelos produtores e pela própria esposa, se endividou para fazer o filme, acreditando no sucesso. Não deu outra: com um investimento de 800 mil dólares, Hitchcock arrecadou mais de 50 milhões só em bilheteria. O cara é mestre. Em muitos momentos do filme, Hitchcock aparece lendo o Psicose, e é claro que isso me despertou um interesse enorme. Era em abril, e logo fui procurar o livro para comprar. E então... fué fué fué... Descobri que o livro estava fora de circulação no Brasil há mais de 50 anos. Logo desanimei. Esqueci do livro. Maaaaaaaaas, apenas 3 meses depois, em julho, veio a notícia: a Editora Dark Side lançaria o livro do final daquele mês! Iupi! Óbvio que eu comprei. Óbvio. Paguei R$29,90. O livro não é longo (240 páginas) e a narrativa é cativante, também. O li em menos de 24 horas, e então descobri porque Alfred Hitchcock hipotecou a própria casa para produzir este filme: a história é fantástica! É sobre ela que vamos falar agora.


Fique tranquilo, jovem, pois não vou contar o final da história. Se o Hitchcock comprou, na época, todas as edições do livro para que ninguém descobrisse o final antes do lançamento do filme, que moral tenho eu de lhe contar?

Primeiramente, Norman Bates nos é apresentado. Ele tem um motel às margens de uma rodovia decadente, na qual poucos carros passam. Atrás desse motel fica sua casa, na qual ele vive com sua mãe. Ela é extremamente controladora e gosta de ter o filho com rédeas curtas. Nunca o deixou namorar, e pouco saía de casa. Eles tem algumas discussões, mas um não vive sem o outro. São extremamente dependentes um do outro. Muitas vezes, Norman, mesmo com seus 40 anos, se sente como uma criança que precisa da postura forte da mãe, já muito idosa.
Depois, Mary Crane nos é apresentada. Ele é jovem e bonita. Trabalha num escritório de imóveis e vê uma excelente oportunidade de roubar 40 mil dólares de seu patrão. Ela chama isso de "a oportunidade de sua vida". E então, o que ela faz? Foge da cidade rumo à casa do namorado, um endividado que mora numa cidade distante do Texas chamada Fairvale, sem avisar ninguém (nem a irmã, com quem mora; nem ao próprio namorado). Acontece que, no caminho, ela se perde. Exausta pelas mais de 18 horas de viagem, ela decide parar num motel à beira de uma rodovia decadente, o do Norman, é claro.
Ela paga pelo quarto e eles, papo vai papo vem, vão comer algo juntos, na casa de Norman. Ela percebe muitas estranhezas no ser de Norman. Voltando ao quarto, decide tomar um banho. Bom, você já sabe o que acontece nesse banho. Quem a matou? Por que o fizeram? Foi pelo dinheiro que roubou? Ela fez perguntas demais? Como Norman reagirá quando ver o corpo? E Lila, a irmã de Mary, o que fará quando souber? E Sam, o namorado?

Destas e outras perguntas você só obterá a resposta lendo este livro fantástico. O final desse livro é incrível. Eu tive de ler umas três vezes os últimos capítulos para entender todos os acontecimentos sob aquela perspectiva.

E se há algo tão incrível quanto a história, trata-se da edição que a DarkSide fez nesse livro. Ele é leve, portátil e muuuuuuuuuuito bonito. Sério. Só aquela capa com o sangue escorrendo pelo ralo já é fantástica. Por dentro há detalhes que são incríveis, e olha que eu comprei a versão mais simples (há a versão limitada que, apesar de mais cara, é repleta de imagens). Vão aí os três que eu mais gostei:


Pela excelente narração de Bloch, como ele nos faz criar hipóteses sem nexo e dar um certo medo ao longo da leitura, pelo desfecho incrível e também pela excelente edição da Editora DarkSide, dou ao livro a nota 10!

E você, já leu o livro? Ainda não? Então clique aqui e veja a página do livro no site da Editora DarkSide, que, repito, fez um trabalho incrivelmente fantástico na edição deste livro. Ao clicar, você encontrará onde comprar o livro, outra sinopse, comentários de outros leitores etc. Entra lá.

E se você chegou até o fim, então siga o blog! É muito fácil. Vá ali no canto superior direito e clique em "Participar deste site". Você só precisa colocar seu login e senha de sua conta Google ou do Twitter ou do Yahoo. É grátis (ah vá) e isso ajuda pra caramba. Obrigado e até a próxima!

Um comentário:

  1. Eu quero ler este livro... Urgente... Despertou minha curiosidade... Vc podia comprar pra mim né jovem... Eu adoro histórias de terror e mistério... Muito bom...

    ResponderExcluir